Tal Live

 


Um nome estranho para o blog de uma pessoa estranha. Gosto de nomes que tenham significados e o nome desse blog tem um significado. 'Tal' em islandês significa 'conversa', 'conversação' e 'discurso'. Juntei a palavra 'Tal' do islandês com o verbo 'Live' do inglês que significa 'viver'. A junção dos dois passa uma ideia de 'conversa viva' ou 'discurso vivo'. Gostei mais de 'Discurso Vivo'.

'O Discurso Vivo' é o nome de um dos contos presentes no livro Contos Plausíveis, de Carlos Drummond de Andrade, um livro cheio de outros livros. Cada conto ocupa apenas uma página. Leio uma página, leio um conto, mas tenho a sensação de que li um livro inteiro. Foi de lá que veio a ideia do nome para o blog.

'O Discurso Vivo' conta a história de um homem chamado Tomé que era o orador mais popular de sua cidade, era um orador para todo serviço, era o melhor orador. Todos o escutavam e os que tentavam imitá-lo desistiam. Certo dia em um de seus discursos ele perde a voz. Passou a se comunicar por gestos e ficou ainda mais popular. Até que "Nem precisava abrir os braços e a boca. Era o discurso em si, independente de tudo." ¹

Gosto muito desse conto. O orador Tomé se torna o discurso em si, ou seja, deixa de ser só palavras para transformar-se em atitudes, em ações. Algumas vezes é preciso que os que falam de mais percam a voz para começarem a agir. Discurso Vivo é viver aquilo que se diz, são as ações condizendo com as palavras.   

"Portanto, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem ações está morta" - Tiago 2.26

------------------------------------------------------------------------------
¹ ANDRADE, Carlos Drummond de. Contos Plausíveis. 8.ed. Rio de Janeiro: Record, 2010.


Postagens mais visitadas deste blog

Minha pequena luz vou deixar brilhar!

Marcos - O pequeno príncipe

Livro livre para ser lido